quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como manter a casa fresca no verão

Gentemmm, o calor já tá bombando por aqui. A temperatura tem passado fácil dos 30 graus durante o dia. E olha ainda estamos na primavera! Imagina quando chegar o verão!?!? 
Por isso vim trazer umas dicas para que você não sofra muito dentro de casa nessa época do ano.
Com alguns truques fáceis é possível manter a temperatura amena dentro de casa. 



 Vamos lá:

1- Evite a incidência direta da luz do Sol. Você não precisa manter as janelas fechadas, mas tenha uma cortina para barrar um pouco dessa luz e evitar que ela aqueça os cômodos. 
2- Cortinas claras. Quanto mais claro o tecido, mais ele vai refletir a luz, evitando que o calor fique retido no ambiente. Os tecidos escuros, ao contrário, absorvem o calor e esquentam o ambiente. 
3- Tecidos leves. Se o revestimento do seu sofá ou das poltronas da sua casa for mais quente, como o veludo, ou não absorve o suor, como o couro, a dica é forrá-los com uma capa ou apenas cobri-los com uma manta de tecido leve, como o algodão. O mesmo vale para as almofadas. Que tal trocar as capas por cores mais claras e tecidos mais leves?
4- Fique de olho nas lâmpadas. Se você ainda tem lâmpadas incandescentes em qualquer ambiente, troque-as. Aquelas lâmpadas antigas (que inclusive já nem são fabricadas mais) aquecem o ambiente. O ideal é ter lâmpadas fluorescentes ou de LED que, além de não esquentarem o ambiente, ainda economizam uma fábula de energia elétrica!
5- Invista em plantas. Durante a fotossíntese as plantas eliminam o excesso de água juntamente com oxigênio, ajudando a amenizar a temperatura do ambiente. Fora que deixa a casa bem mais aconchegante, né?
6- Água pela casa. Distribua pequenas vasilhas com água pelos cômodos. A água evapora e refresca o ambiente. Só não esqueça de trocar a água e limpar os recipientes com bastante frequência para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypt.  
7- Use o ventilador a seu favor. Ok, ele não esfria o ambiente, mas faz o ar circular. E se você colocar o equipamento num local estratégico, virado para a janela, por exemplo, vai evitar que o ar quente entre na casa e vai sim refrescar o ambiente. 

E aí, preparados para o verão???

Nenhum comentário:

Postar um comentário