terça-feira, 29 de março de 2016

Benefícios do chocolate

A Páscoa passou e a casa está cheia de ovos de Páscoa? 
Aqui tem ovão, ovinho...uma tentação. kkkk


Hummmmm, só de olhar já dá água na boca né?? 

E chocolate, seja ele em ovo ou em barra, não é apenas saboroso. É um alimento que pode trazer inúmeros benefícios à saúde, desde que o consumo seja constante e moderado. 
Quanto mais cacau na composição do chocolate, mais benefícios à saúde, já que eles têm menos açúcar e menos gordura e mais antioxidantes. 


Segundo estudos das Universidades Georgetown, Johns Hopkins e Yale, dos EUA e Universidade de Linkoping, da Suécia esses antioxidantes presentes no chocolate são responsáveis pelo fluxo adequado do sangue, melhorando a circulação arterial e prevenindo a hipertensão; estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos; protege as células contra o câncer; protege as células cerebrais; libera o hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem estar. 



Chocolate só é considerado chocolate quando possui cacau em sua fórmula. No momento da produção do chocolate, o cacau é prensado e se divide em duas partes: a massa do cacau e a gordura (manteiga de cacau. 
Sendo assim, o chocolate branco, apesar de levar esse nome, não é chocolate já que consiste basicamente manteiga de cacau (gordura), açúcar e leite.

Chocolate ao leite contém até 40% de cacau na composição e é composto, ainda, de leite e açúcar.
Chocolate meio amargo tem entre 40% e 55% de cacau e conta, também, com manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo ou negro é composto de mais de 60% de cacau e tem menos açúcar e gordura na composição. Estes são os mais saudáveis e indicados já que possuem mais antioxidantes.

O chocolate é rico em calorias, 30 gramas de chocolate equivale a 120 Kcal. Por isso, o ideal é consumi-lo pela manhã para que a energia seja gasta ao longo do dia e a caloria não se transforme em gordura. 
O consumo indicado é de 6g por dia, o que equivalente a um quadradinho de uma barra. O problema é resistir kkkk




Nenhum comentário:

Postar um comentário