segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lancheira saudável

Ano letivo começando e com ele a velha dúvida dos pais: o que mandar na lancheira das crianças?


Confesso que já fui daquelas que mandava apenas sucos de caixinha e bolo industrializado todo dia. Mas de uns anos pra cá tenho me policiado para oferecer às crianças uma alimentação mais saudável e equilibrada. E isso inclui o lanche da escola.


Pensar num cardápio diário não é fácil. Mas se a gente tiver uma regrinha básica na cabeça fica mais fácil fazer as compras e preparar o lanche da criançada. Todos os dias a lancheira deve conter: 1 porção de carboidrato + 1 laticínio + 1 fruta + 1 suco. 

Aí, mamãe, basta variar o cardápio com coisas atrativas para os pequenos (e que eles gostem, claro!)


Pães, bolachas, torradas e cookies garantem uma variedade interessante de lanches. E lembre-se: produtos integrais são mais saudáveis, pois contém mais fibras alimentares.



Pão de queijo, biscoito de polvilho, biscoito de maisena, biscoito de leite também podem ajudar bastante na hora de variar o cardápio. 

Para o recheio ou acompanhamento podemos usar margarina, requeijão, creme de ricota, cream cheese, nutella, geleias variadas, polenguinho e suas variantes, queijo branco, peito de peru...

Suco natural é a melhor opção. A gente pode até fazer de um dia para o outro que não tem problema. Perde um pouco dos nutrientes? Perde. Mas ainda é melhor do que os industrializados.
Você até pode comprar suco de caixinha. Mas observe no rótulo a composição do produto. Sucos integrais, normalmente, têm menos açúcar e menos sódio, por exemplo.



Yakult, leite com achocolatado, iogurtes de beber e até mesmo água mineral também são boas opções para substituir os sucos.

E quanto às frutas, o ideal é mandá-las já picadas para facilitar a vida dos pequenos e dos professores. Manga, pêra, maça, mamão, melão, uva sem caroço, banana, laranja...ou até uma salada de frutas! 



Ah, você pode variar as frutas com legumes, como cenoura cortada em palito ou cenoura baby e tomatinho cereja. Faz o maior sucesso!


Nessa lista você tem todas as opções de caboidrato + laticínio + fruta + suco. Basta preparar sua lista de compras e usar a imaginação.


Abaixo você encontra 5 exemplos de lanches gostosos e saudáveis. Uma semana inteira para a lancheira do seu filho:

Cardápio 1
2 torradas integrais com requeijão e queijo branco + 1 suco de uva integral + 1 banana


Cardápio 2

4 unidades de pão de queijo + 1 polemguinho + 1 copo de leite com acholatado + 1 manga picadinha


Cardápio 3

4 cream cracker recheadas com geleia de morango + 1 yakult + 6 unidades de tomate cereja


Cardápio 4

2 fatias de pão integral recheados com creme de ricota e uma fatia de creme de peru + 1 suco de morango + salada de frutas

Cardápio 5
2 cookies integrais + 1 enroladinho de presunto e queijo + 1 suco de manga + 1 maça



2 comentários:

  1. ADOREI AS DICAS!!! USEI HOJE!!! O RAFA NUNCA LEVOU YAKULT, POLENGUINHOS E TOMATINHOS!!!ELE AMA OS TRÊS!!!

    ResponderExcluir