segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como limpar um micro-ondas

Microondas ou micro-ondas? Agora se escreve com hífen: micro-ondas. É o novo acordo ortográfico, apesar de quase todo mundo ainda usar a grafia antiga.


Quase ninguém percebe, mas o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha. Serve para tudo: esquentar água, fazer um mingau, a sopa da criançada, cozinhar alimentos prontos, descongelar e aquecer. Pode reparar neste fim de ano, como você vai usá-lo bastante, inclusive para esquentar as sobras da Ceia de Natal no dia seguinte.

Foto: AndYaDontStop

Esse uso constante pode deixar marcas e cheiros. Uma comida que espirra, um molho que borbulha, um prato com tempero forte. Tudo isso vai aos poucos se acumulando nas paredes e na porta.

Não dá para usar produtos abrasivos como limpa-fornos ou limpadores multiuso. Limpa- vidros então, fuja dele! Todos eles deixam resíduos e cheiros que podem ser prejudiciais durante o uso, uma vez que os vapores podem contaminar o alimento ou deixar com gosto de produto de limpeza.

Então quais seriam as dicas de limpeza adequadas para um micro-ondas, já que o eletrodoméstico é todo sensível e complicado?

É bem simples! Anote a receita:
·         Um limão grande ou dois limões pequenos. Pode ser galego, siciliano, cravo ou tahiti. Todos são ácidos suficientes para o processo.
·         Corte o limão pela metade. Em um pote de vidro ou refratário para micro-ondas, esprema o suco, adicione as metades espremidas e complete com água até a metade da vasilha.
·         Coloque a vasilha no centro do prato do micro-ondas, selecione a potência alta (ou máxima) e deixe a mistura ferver por 5 minutos.
·         Não se preocupe se o micro-ondas começar a embaçar ou se a água fervendo espirrar: isso faz parte do processo de limpeza.
·         Com uma luva ou pano, retire cuidadosamente o pote de dentro do micro-ondas. Mas atenção, pois a água estará muito quente!
·         Com a ajuda de um pano ou uma esponja macia e úmida retire todo o excesso de sujeira e umidade das paredes.
·         Lembre-se de limpar todas as paredes: teto, fundos, laterais, base e a porta.
·         Remova o prato giratório e lave como uma louça normal.
·         Passe um papel toalha para finalizar.


Mas como um simples limão pode limpar o micro-ondas?

Foto: John Robinson

Simples. A acidez do suco do limão, os óleos essenciais da casca e o vapor quente da água espalham-se pela superfície interna do micro-ondas e agem como detergentes naturais, amolecendo a sujeira e desgrudando-a das paredes.

Uma dica interessante depois de limpar e antes de secar é usar a própria água da vasilha (cuidado que provavelmente ainda estará quente!) para umedecer o pano e passar por dentro do micro-ondas: Ajuda na limpeza e deixará um leve aroma cítrico refrescante.

Caso o seu micro-ondas tenha sofrido um acidente mais sério (um ovo que explodiu ou um prato de comida que respingou) e desde então ficou com um odor mais forte, a dica é ferver por 2 minutos em potência alta ¼ de um copo de vinagre branco.

Lembre-se também de manter o exterior limpo. Verifique a parte de baixo (cuidado para não derrubar o prato dentro) e atrás: você vai se surpreender com a quantidade de sujeira que pode acumular! A parte de cima pode requerer um pouco mais de cuidado pois em algumas cozinhas os vapores de óleo e gordura condensam e se misturam com a poeira. Nada que um limpador multiuso não resolva.

Aqui vai uma dica importante para manter o micro-ondas limpo por mais tempo: toda vez que for esquentar um prato de comida ou um pote de sopa, tente cobrir com um pires ou outro prato do mesmo diâmetro. Não se preocupe que ele não vai criar pressão. Apenas criará uma barreira contra respingos e borbulhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário