quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dicas fáceis para organizar sua geladeira

Se você quer saber como limpar a casa e mantê-la arrumada, uma boa dica é se organizar e agendar a limpeza e organização da sua geladeira a cada duas semanas. Se a família for pequena e não cozinhar muito em casa, pode ser uma vez por mês. O importante mesmo é fazer a limpeza e arrumação, pois os alimentos tendem a se acumular dentro da geladeira e a gente nem percebe quando alguns vencem, por exemplo.

Foto: Michelle Tribe
Veja aqui algumas dicas para limpar e organizar melhor a sua geladeira:

Antes de organizar, limpe tudo!
Retire todos os alimentos, acessórios e prateleiras de dentro da geladeira. Limpe o interior, prateleiras e gavetas com um pano umedecido em uma solução de partes iguais de vinagre branco e água. Se achar que o cheiro de vinagre é muito forte, adicione algumas gotas de suco de limão. Depois é só colocar um pratinho com bicarbonato de sódio para evitar odores dentro da geladeira.

Restos de comida: o dilema.
Tem gente que joga fora sem dó e outras preferem ficar guardando até achar um jeito de reaproveitar. Seja qual for a sua preferência, lembre-se que sobras de comida devem ser guardadas até no máximo 4 dias. Reserve-as em potes de vidro ou plástico transparente para que você possa ver o que tem na geladeira e lembrar delas na hora de planejar as refeições.

Frio demais ou de menos?
A temperatura interna ideal para a geladeira é de 5°C ou abaixo. Mais alto do que isso, você corre o risco dos alimentos estragarem. Mas se a comida estiver congelando na geladeira, significa que a temperatura está fria demais.

Espaço para respirar
Você sabia que a geladeira precisa ter espaços vazios? O ar frio precisa circular livremente para refrigerar os alimentos e conservá-los de verdade. Geladeira muito cheia prejudica a circulação de ar e sua comida pode estragar. Evitar cozinhar ou comprar muito comida de uma vez só é a melhor opção neste caso.

Organize as gavetas
Algumas gavetas nas geladeiras possuem reguladores de entrada de ar. Se a sua geladeira é assim, mantenha as verduras na gaveta inferior e feche o regulador para suas verduras não ressecarem. Se possível, coloque as frutas em outra gaveta, dentro de seus saquinhos plásticos e com a entrada de ar aberta, pois as frutas não gostam tanto de umidade.
Evite colocar carnes, presuntos e queijos nas mesmas gavetas que as frutas ou verduras. Estes alimentos “contaminam” uns aos outros e a comida estraga mais rápido.

Na porta não
Sabe aquele suporte para encaixar os ovos na porta da geladeira? Esqueça ele se a sua geladeira é aberta o tempo todo. Os ovos precisam de uma temperatura mais constante para não estragar, por isso gostam mais de ficar quietinhos na própria caixa e na prateleira do meio.

Evite sujeira
Bandejas de carne fresca devem ser bem embaladas e colocadas na prateleira de baixo para evitar respingos e contaminação dos outros alimentos. Lembre-se também de limpar imediatamente com um pano úmido qualquer alimento que tenha derramado dentro da geladeira. Se você deixar para depois, a sujeira vai endurecer e você ainda pode esquecer, tornando a tarefa de limpeza mais difícil.

O mundo dos inteiros
Carnes, frutas e vegetais estragam muito mais rápido depois de cortadas, picadas ou fatiadas. Procure manter os alimentos inteiros até a hora de consumir. Nem sempre é o mais prático, mas vai fazer sua comida durar muito mais na geladeira.

Quem chegou primeiro vai embora primeiro
A maioria das pessoas checa os armários e a geladeira antes de fazer compras. Facilite sua vida movendo as comidas escondidas no fundo da geladeira para a frente. Assim você consegue ver mais fácil o que precisa ser consumido logo para não estragar e o que precisa ser comprado.

E vocês? Tem alguma dica para limpar e organizar a geladeira? Qual parte da sua casa você acha mais difícil de manter limpa e organizada?


Nenhum comentário:

Postar um comentário