quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como guardar o pó de café

Café é praticamente uma unanimidade. Quase toda casa tem o hábito de preparar um bom cafezinho, seja pela manhã ou para o lanche da tarde. Agora virou moda as máquinas de café expresso caseiras. Mas eu, particularmente, ainda sou adepta do bom e velho café de coador!

E para fazer um café com qualidade de sabor é preciso cuidar do pó depois de abrir a embalagem. 



Muita gente costuma manter o pó na própria embalagem fechada com um arame ou um pregador (quem nunca? kkkk). Mas desta forma o café pode perder suas propriedades, principalmente aquele aroma tão característico. 
A melhor forma de armazenar o pó do café em em embalagens hermeticamente fechadas. 


Eu uso esse aí há muito tempo e ele garante que o pó esteja sempre da mesma forma. Até porque o café "rouba" odores de outros produtos e ninguém vai querer tomar café com gosto de alho ou peixe, né? 

Outra dúvida frequente é onde guardar o pó: na geladeira ou no armário. Bom, os especialistas divergem do melhor lugar para manter o pó. Alguns aconselham a guardar em locais escuros, como armários. Outros indicam manter o pó refrigerado. Até mesmo alguns fabricantes trazem essa indicação na embalagem. 
Eu sou daquelas que acreditam que o melhor lugar é aquele em que a gente se adapta. O pó de café aqui em casa, por exemplo, fica na geladeira. A gente chegou à conclusão que é o local que mais garante a qualidade do produto. Lembrando, mais uma vez, que ele está em um pote hermeticamente fechado o que impede a troca de odores.

Dica: se você precisar tirar o mau cheiro da geladeira ou de um armário coloque pó de café num recipiente aberto no local. Assim o pó vai capturar os odores. Troque o pó com frequência. 

2 comentários:

  1. Oi Cristiane!!!! Esta dica realmente é preciosa, depois que comecei a guardar o pó de café em potes, notei que o aroma realmente fica preservado! Beijos e ótimo dia pra ti!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      E nada melhor que um cafezinho exalando aquele cheirinho gostoso não é mesmo???
      Beijo e um ótimo dia pra você também!

      Excluir