sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tabela nutricional

Há muito tempo eu criei o hábito de verificar a tabela nutricional de quase todos os produtos que eu compro. E mais do que isso, comparo as tabelas de um mesmo produto de marcas diferentes ou de um produto normal e outro light. O porquê disso? Por que existem diferenças gritantes de calorias, gorduras e, principalmente, sódio entre produtos e marcas. 
Esses dias, por exemplo, fui comprar margarina e fiquei em dúvida entre a que estou acostumada a consumir (que a propaganda alardeia que é boa para o coração rs) ou uma margarina light. Quando fui comparar as tabelas nutricionais me assustei. A margarina "dita" light tinha um pouco menos de caloria. E só. Ela tinha mais sódio e mais gorduras totais que a outra. Trouxe pra casa a do coração! E para equilibrar as calorias basta consumir com moderação.

Esses dias em casa, na dúvida entre um capuccino light e outro de chocolate, fui comparar as tabelas nutricionais e veja só: 


Na mesma quantidade (2 colheres de sopa), o capuccino normal continha 86 calorias contra 52 calorias da versão light. Em compensação o sódio subia de 65 mg para 133 mg. O dobro! Já o normal tinha 2g de gorduras totais enquanto a versão light não tinha gordura nenhuma.  Entre um pouquinho de gordura e uma quantidade absurda de sódio, fiquei com a primeira opção!

Ou seja, se a gente verificar a tabela nutricional vai poder decidir se quer mais de um ou menos de outro. 
Vale perder uns minutinhos no mercado e levar pra casa os produtos mais saudáveis. ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário