domingo, 20 de outubro de 2013

Horário de Verão

Começou o horário de verão! Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal tiveram que adiantar os relógios em uma hora. 


Eu adoro horário de verão. Acho que o dia rende muito mais (apesar de ele continuar tendo 24h kkkk).
Mas conheço muita gente que detesta essa horinha de diferença. E muitas pessoas demoram a se adaptar ao novo horário. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mandou um release com dicas valiosas para que o corpo sinta menos os reflexos da mudança de horário. 

Segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer. E o hormônio regulador do sono, "melatonina", acionado pela falta de luz, é alterado com a mudança de horário.
"Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite", afirma, explicando que quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo em relaxar. Ele observa que outros hormônios, como o cortisol e o hormônio do crescimento, também sofrem variações durante o dia.
Evitar o consumo de café ou chá preto é uma das dicas dadas pelo médico do HC. "Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados", observa, citando ainda outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono. "O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma", explica.
Ele lembra que o bom ambiente de sono envolve local silencioso, escuro e arejado, e ressalta que uma boa dica para os dias que antecede à mudança é dormir a cada dia alguns minutos mais cedo.
Segundo o médico, outra dúvida comum é quanto aos horários das medicações. “A orientação é seguir o horário do relógio”, diz. E complementa com outra dica: “aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas”.

E você, gosta ou não do horário de verão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário