sábado, 9 de fevereiro de 2013

Roupa Preta bem lavada!

Roupa preta é básica. Todo mundo tem algumas peças de roupas dessa cor que é um coringa do guarda-roupas. Mas, manter a cor intacta depois de várias lavagens e secagens, principalmente quando usamos máquina de lavar roupas, não é tarefa fácil. 




Mas existem alguns truques que prolongam a vida e a cor dos tecidos. Antes de mais nada é preciso separar as roupas por cores. Além de evitar que a tinta manche roupas de outras cores, evita que o tecido preto agregue fiapos ou bolinhas. E por isso, também, é sempre bom verificar se a máquina está limpa, se não há fiapinhos soltos.

O ideal é usar sabão líquido,  


Além de ser menos abrasivo do que o sabão em pó, o que desgasta menos o tecido, o sabão líquido evita aquelas manchas indesejadas nas roupas. Quem nunca tirou uma roupa preta da máquina e viu que havia uma mancha branca horrível no tecido? 

Usar uma generosa pitada de sal evita que a roupa solte tinta e desbote. Nunca deixar a roupa preta de molho também evita o desbotamento. 

Outro truque interessante é colocar vinagre branco no lugar do amaciante no enxague.



O vinagre corta a espuma do sabão facilitando o enxague. E ainda amacia a roupa. Eu praticamente aboli o amaciante das lavagens de roupas aqui em casa. Uso vinagre. Não se preocupe sua roupa não vai ficar cheirando a vinagre, garanto! Não acredita? Faça o teste!

Na hora de secar evite colocar roupa preta - e as escuras de forma geral - direto no sol. Isso pode manchar ou desbotar a roupa. Secar à sombra é sempre a melhor saída. Mas, caso você não tenha alternativa ou tenha pressa, coloque a roupa para secar do avesso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário