terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Recicláveis limpos

Separar o lixo reciclável (seco) do lixo orgânico (úmido) virou hábito pra muita gente. Aqui em casa não é diferente. Tenho um latão exclusivo para os recicláveis e busco fazer a separação direitinho. 
Mas não basta descartar aquilo que é reciclável. Se o material estiver sujo, muitas vezes, não serve pra nada e é descartado, sabia?? Ou seja, nem sempre a boa vontade se converte em resultado para o meio ambiente!
Por isso, é importante fazer uma boa higienização nos materiais recicláveis. Plástico, vidro, metal e madeira precisam estar limpos para terem valor de verdade. 

E a higienização é rápida. Não é preciso ficar esfregando nem nada. Água, normalmente, resolve. 


Faça a água escorrer em abundância. 
Nos recipientes mais abertos, como copos de iogurte e embalagens PET, vai ser fácil ver que está limpo de verdade. 


Em caixinhas de leite, que a gente não consegue visualizar dentro, basta que a água saia límpida para que saibamos que a caixa está verdadeiramente limpa. 
Depois, basta deixar secar um pouquinho e colocar junto com outros recicláveis. 

Não esqueça de lavar as tampinhas de iogurte, latas de conserva, caixinhas de creme de leite ou molho de tomate, latinhas de cerveja e refrigerante, vidrinhos em geral e tudo o mais que pode ter outro destino que não o lixo comum! 

Ah, sabe aquele papelão do meio do papel higiênico? Não esqueça que ele também é reciclável. Então, nada de jogar o rolinho no lixo do banheiro. Leve-o ao seu recipiente próprio para os recicláveis. Caso você queira reaproveitá-lo, tem uma dica super bacana aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário