sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lanche escolar

Quem tem filho em idade escolar sabe que não é fácil pensar em lanche para a merenda todos os dias. Eu sofro com isso. E como as aulas já começaram...ai, ai....
Procuro variar o cardápio, colocar coisas atrativas para as crianças, que elas gostem e, ao mesmo tempo, coisas saudáveis. Mas, na correria do dia a dia, a gente acaba se tornando repetitivo. E termina optando por lanchinhos prontos - tipo bolinhos ana maria e pacotinho de bolacha recheada. 




Na reunião de boas vindas da escola, a coordenadora do infantil pediu pros pais enviarem lanches saudáveis. Nada de salgadinho, refrigerante ou coisas muito industrializadas. Fiquei pensando como melhorar o lanche das crianças e fui pesquisas em alguns sites de nutricionistas para ter algumas ideias de lanches mais bacanas. E vi que eu não errava muito. :)
Sucos naturais são sempre mais legais que os industrializados. Porém, nem sempre é possível fazer isso todo dia. Então, na hora de comprar os sucos de caixinha, eu procuro os com menos sódio. 
Leite com achocolatado de caixinha também pode desde que seja seguida a recomendação de sempre olhar as informações nutricionais. 
Bisnaguinhas são versáteis e podem ser recheadas com margarina, requeijão, geleia, nutella, queijo, peito de peru e o que mais a imaginação mandar. 
Bolacha de água e sal ou cream cracker podem ser enviadas puras ou como lanchinho. Basta passar margarina, requeijão, nutella ou geleia. 
Pão de forma também pode ser usado para lanchinhos com queijo e peito de peru ou algo do tipo. 
Polenguinho é uma ótima pedida. Prático e gostoso.
Bolo caseiro, sem recheio e cobertura - como fubá, cenoura e laranja - agrada a criançada e é uma excelente opção.
Que tal variar o cardápio com um cookie ou uma barrinha de cereal? 
Iogurtes variados também podem ser mandados como lanche, desde  que a escola ofereça refrigeração. 
Frutas são importantes. As que podem ser consumidas com casca ou fáceis de descascar, como maçã, pêra e banana são mais práticas. Mas podemos variar com outras frutas, como melão e mamão, basta mandar em pedaços numa vasilha com tampa. Salada de frutas também é bacana. 
Gelatina pode ser enviada, e fazem sucesso com a criançada, contudo você precisa ter potinhos com tampa e a escola precisa oferecer geladeira. 

Para montar o cardápio ideal misture os elementos. 
1 porção de carboidrato + 1 laticínio + 1 fruta + 1 suco. 

Exemplo:
Cardápio 1
2 Bisnaguinhas com requeijão e queijo branco +  1 suco + 1 maça

Cardápio 2
4 bolachas cream cracker com geleia + leite com achocolatado + 1 pêra

Cardápio 3
1 lanchinho de pão de forma com queijo e peito de peru + 1 yakult + 1 banana

Cardápio 4
2 cookies + 1 polenguinho + 1 suco + salada de frutas

Cardápio 5
2 Bisnaguinhas com nutella + 1 enroladinho de presunto e queijo + 1 suco + manga picadinha

Que tal? 

4 comentários:

  1. Fico contente com a dica e constatei que faço lanchinhos saudáveis.

    ResponderExcluir
  2. Estes cardápios também servem para crianças que estão com 2 anos e meio, pois já incluo algum destes alimentos no lanchunho da minha filha.pode me responder, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servem sim querida. Minha filha ainda não fez 3 anos e leva esses lanchinhos pra escola! Beijinhos e obrigada pela visita!!!

      Excluir