domingo, 23 de setembro de 2012

Maionese caseira temperada

Sempre torci o nariz para maionese caseira. Nunca achei o sabor interessante e a textura não me agradava. Mas comprei um livro com diversas receitas e a foto da maionese me chamou a atenção. Resolvi experimentar. E não é que fez o maior sucesso aqui em casa?! Até eu aprovei! Por isso resolvi dividir a receita aqui no blog. Vamos lá:

Bata no liquidificador: 

 2 gemas e 1 ovo inteiro

 3 colheres(chá) de mostarda de boa qualidade

 Pimenta do reino a gosto

 Sal a gosto

 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

 Quando a mistura dos ingredientes acima estiver bem homogênea 
vá  colocando óleo de girassol em fio até dar o ponto

 A consistência ficará firme

 Para fazer salada de maionese é perfeita já que ela é temperada. 

Eu ainda guardei a maionese em um potinho para conservá-la na geladeira e usá-la durante a semana.
Aqui em casa usamos a maionese caseira em lanches e salgados. E não pode mais faltar. Acaba uma receita já preparo outra! 


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Brinquedos organizados

Quem tem filho pequeno sabe que bagunça faz parte. E tem que fazer, afinal, criança precisa brincar. Mas para uma mãe como eu, que fica enlouquecida com bagunça, é preciso criar mecanismos para facilitar na hora da arrumação. 
Como eu moro em sobrado não consigo deixar os brinquedos guardados nos respectivos quartos. Então tive que separar um lugarzinho na sala para abrigar os brinquedos. 
E o espaço escolhido fica entre a parede, o rack e o sofá, escondidinho, mas de fácil acesso para as crianças.



E para facilitar na hora da arrumação comprei duas caixas de plástico como essa: 



Nas caixas os brinquedos são facilmente colocados e retirados. 



E ajuda a deixar tudo sempre muito organizado! 


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Secando o celular

Hoje um amigo teve um acidente com o celular. Deixou o aparelho cair e ele mergulhou numa bacia cheia de água. Na hora me lembrei de um truque que, na maioria das vezes, dá resultado. 
Assim que resgatar o aparelho da água, separe a bateria (caso haja essa possibilidade) e seque as partes com um papel toalha ou uma toalha seca. Depois mergulhe o aparelho numa bacia cheia de arroz cru.


Deixe o celular no recipiente por 24h que o arroz absorve a umidade.
Nunca ligue o celular molhado! Para ter certeza que o aparelho está seco basta observar se o visor não está embaçado. 
Nunca tente secar o aparelho usando secador de cabelos ou colocando-o no microondas. Isso pode superaquecer os circuitos eletrônicos e até causar explosão! 
Caso o arroz não funcione tente a assistência técnica.
Boa sorte!




sábado, 1 de setembro de 2012

Umidificando o ambiente

A umidade relativa do ar anda baixa em grande parte do país. Há pelo menos 2 semanas que a umidade não passa dos 30% no Estado de São Paulo. A rara chuva que cai não dá nem pra molhar o solo. 
Com  isso a saúde vai pro espaço. Tosse seca, olhos irritados, cansaço, dificuldade para respirar são sintomas comuns nessa época de seca. 
As crianças e os idosos são os mais prejudicados. Apresentam sintomas mais acentuados e lotam os hospitais.
Para aliviar o ar seco e os efeitos dessa baixa umidade no organismo é preciso se hidratar, beber bastante água e aumentar a umidade do ambiente de alguma forma. 
Aqui em casa, há alguns anos, uso o umidificador de ar para dar uma aliviada no ar seco. 



Quando sinto que a garganta tá muito seca, que os olhos estão ardendo e que as crianças estão mais cansadas, ligo o umidificador. Costumo colocá-lo no corredor que liga as salas à cozinha. Ou, à noite, no corredor entre os quartos.  Mas é preciso ter muito cuidado para que a umidade fique na medida certa. Não é bom, por exemplo, deixar o aparelho ligado o dia ou a noite toda. É que o excesso de umidade (que pode causar mofo) é tão maléfico para o organismo quanto a falta dela. 
Caso você não queira investir em um aparelho umidificador existem duas formas sem custos e bastante eficazes para aumentar a umidade dos ambientes bastante indicados pelos médicos: 



Colocar uma bacia com água no ambiente ajuda e muito. Na casa dos meus pais eles fazem isso há muitos anos e em todos os cômodos. Para não prejudicar a decoração (rs) basta colocar a bacia num lugar discreto, atrás ou embaixo de algum móvel. 
Em casa, como tenho cachorro (que iria tomar toda a água) e criança pequena (que poderia se afogar!) optei pelo umidificador. 



Outra forma de elevar a umidade do ambiente é colocar uma toalha molhada no cômodo. Pode colocar na cabeceira da cama, no mancebo ou no encosto de uma cadeira. Não é preciso que a toalha esteja pingando. Molhe e torça para que ela fique mais do que úmida.   
Eu já fiz isso e, é impressionante, a toalha amanhece totalmente seca!!! 
Agora é só você escolher a forma que mais combina com a sua rotina e melhore a respiração de toda a família!