segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Descarte de Medicamentos

Quem é que não tem uma farmacinha em casa? Antitérmico, analgésico, pomadinha milagrosa, xarope, colírio...fora os remédios daquela virose do filho...Quando vamos ver a caixa de medicamentos está lotada. 



Mas quando a gente vai ver, muitos dos remédios não nos servem mais. Outros estão vencidos. E então, jogar no lixo? Despejar na privada?
Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!
O descarte de medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto pode causar danos ao meio ambiente, contaminar água, solo, trazer riscos aos animais e até mesmo a nós mesmos! 
Por isso, sobras de medicamentos, remédios sem uso ou vencidos devem ser descartados de forma consciente. 
Enquanto a lei de sistema reverso não entra em vigor(lei quem prevê que as empresas fabricantes e distribuidoras devem se responsabilizar pelo recolhimento e destinação adequada dos resíduos como medicamentos e eletrônicos - os mais complicados para o meio ambiente, principalmente) temos de arrumar alternativas para o descarte consciente. 



Em algumas cidades do país existe o programa "Descarte Consciente", promovido por empresas privadas. No site é possível descobrir onde há postos de coleta em todo o país. 
Caso na sua cidade não haja postos de coleta o jeito é apelar ao poder público. Veja na secretaria de saúde da sua cidade onde é possível depositar esses medicamentos de forma correta. E caso não haja um programa no seu município, ajude a criar um. 
No site da Anvisa é possível ter todas as informações sobre o descarte consciente de medicamentos. O planeta agradece!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário