segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Carnes Congeladas

Eu sou adepta de alimentos congelados. Acho até que já disse isso aqui antes. E já ensinei a congelar vegetais (confira). 
Hoje vou dar dicas para congelar carnes. 


Antes de mais nada, procure comprar a carne fresca e em estabelecimento de confiança. É uma garantia para a saúde de toda a família. Qualquer tipo de carne pode ser congelada crua. 
Nunca lave a carne (a única carne que se lava é a de peixe, na hora de tirar escamas e vísceras). Ao lavar a carne ela pode perder seus sucos e, consequentemente os nutrientes. Além disso, e o mais grave, a água ao invés de limpar a carne pode proliferar bactérias! 
Não tempere a carne antes de congelá-la pois o produto pode endurecer e perder suas características originais. 
Evite congelar grandes quantidades ou peças muito grandes pois o congelamento pode demorar e comprometer a qualidade de parte da carne. O ideal é congelar em porções que você vai usar. Eu, por exemplo, congelo o número de bifes que costumo preparar para a família em dias normais. Ou então no peso que eu acredito ser para o consumo do dia. Então ao comprar grandes quantidades divida em porções menores. Para isso existem sacos à venda no mercado para 3 ou 5 litros (e até outros tamanhos). Basta escolher um que se adeque à sua casa. 


Bifes empanados (de carne ou frango) podem ser congelados tranquilamente. Eu faço isso sempre, aliás. (compro pronto e congelo...rs). Para não grudar uma na outra você pode separá-las com papel filme. 


Almôndegas feitas em casa podem ser congeladas em formas e depois colocadas em sacos plásticos. Desse modo não há risco de amassarem. Para congelar hambúrguer caseiro proceda da mesma forma. Ou então separe-os por papel filme. 


O tempo de congelamento varia de carne para carne. A bovina fresca pode ser mantida congelada por até 12 meses. Frango pode ser mantido por até 9 meses. E carne suína por até 6 meses. Carnes manipuladas, como hambúrguer, almôndegas e empanadas duram até 3 meses no refrigerador. Linguiça, salsicha e bacon podem ficar congelados por até 2 meses. Para que os tempos não se excedam e para que você não esqueça do prazo, coloque etiquetas em casa um dos produtos. Falei da organização através de etiquetas na hora do congelamento aqui.

Para descongelar as carnes o ideal é que o processo seja o mais lento possível, para que não perca o suco, a maciez, as características originais. Para tanto coloque a carne na parte mais baixa da geladeira por cerca de 24 horas. Exceção para empanados, hambúrgueres e almôndegas que podem ser preparados ainda congelados. 
Caso você tenha muita pressa em descongelar - imprevistos acontecem - coloque o pacote sob a água fria. Mas nesse caso fique ciente que pode haver acúmulo de água na carne e ela pode não ficar suculenta como a preparada fresca. 
Com esses truques, dicas e cuidados, você terá sempre carne gostosa para servir para a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário