quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eletrodomésticos livres de fungos e bactérias

Que tipo de limpeza você costuma fazer num eletrodoméstico após o uso? Lava, passa um pano ou algum produto de limpeza? 
Pois saiba que os utensílios de cozinha merecem atenção especial na hora da limpeza já que podem, facilmente, ser fontes de contaminação por fungos e bactérias. 


Recentemente no programa Bem Estar especialistas estavam falando sobre isso e achei bem interessante algumas dicas. 




Fogão e geladeira, por exemplo, devem ser higienizados por completo a cada 3 ou 4 semanas. 
A geladeira pode ser limpa com água morna e bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa de bicarbonato para cada 250 ml de água). Use uma esponja para fazer a limpeza.
O fogão pode ser limpo com água e sabão (em barra) ou com o detergente mesmo. Mais uma vez use a esponja para fazer a limpeza. Depois basta passar um pano para retirar a espuma. 


O microondas também pode ser limpo com água e sabão (e a boa e velha espojinha). As paredes merecem atenção especial já que concentram gordura. 




Já eletrodomésticos, como liquidificador e espremedor de frutas, devem ser limpos depois de cada uso. E a higienização deve ser feita em todo o aparelho, não só nas partes que tiveram contato com os alimentos. 
Uma escovinha de dentes (para uso exclusivo na cozinha, claro!) pode auxiliar na remoção de sujeiras em locais mais difíceis.
Alguns eletrodomésticos que contêm partes de plástico podem, ainda, acumular bactérias devido as partes mais ásperas . Por isso é sempre bom deixar o utensilio de molho numa solução de água e água sanitária(2 colheres de sopa para um litro de água são suficientes). 



Sempre que possível devemos evitar produtos abrasivos que podem manchar e até corroer os aparelhos e nem sempre são tão eficazes na eliminação de fungos e bactérias. Além disso, as substâncias químicas podem ficar impregnadas nos recipientes e contaminar os alimentos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário