terça-feira, 27 de março de 2012

Feijão Branco

Feijão é uma coisa que não pode faltar aqui em casa. Pelo menos de segunda a sexta o feijão é sagrado (rs). Então, pra variar o cardápio, resolvi experimentar um feijão diferente: o branco.


Muita gente consome esse tipo de feijão em forma de salada. Mas eu experimentei num restaurante ele cozido normal, como fazemos com o feijão carioca ou o preto, e resolvi experimentar. Virei fã!

Eu preparo como faço o feijão comum. Deixo de molho de um dia para o outro. Coloco na panela de pressão coberto com água e uma folha de louro. Deixo cozinhar por cerca de 15 minutos. A partir desse ponto verifico a água e a maciez do feijão. Depois é só temperar. Eu gosto de colocar linguiça calabreza, bacon, cebola, alho, pimenta do reino, cheiro verde. Mas aí é o gosto de cada um.


Hummmmmmmmmmmmm!!!

E vejam só: não é que o feijão branco, além de ter uma grande quantidade de ferro, ainda tem uma proteína que retarda a absorção de açúcares no sangue!!! Tuuudoooo!
Mas isso só acontece se ele for ingerido na forma de farinha, que é bem fácil de fazer em casa. Tirei a receita do site do Globo Repórter:

Lave o feijão e deixe-o secar no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno porque, segundo  a nutricionista Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas. 

Depois do feijão seco triture no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades que para o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.
A farinha de feijão deve ser consumida meia hora antes das refeições: ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água. Essa mistura vai garantir que parte do carboidrato da refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo.
"O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão ajuda a emagrecer foi feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ao todo, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito. 

Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo. 
Mas outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes." 
        

2 comentários:

  1. e possivel ganhar massa muscular ,comendo feijao branco ,outro coisa sonho ganhar massa muscular se eu comer feijao branco vou ser mais magro ainda ou so emagrece se fazer farinha comendo cru

    ResponderExcluir
  2. ninguem fala quanto tempo deve secar o feijao

    ResponderExcluir