terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Significado das cores

Desde que postei aqui como devemos escolher a cor para a passagem do ano, fiquei pensando: Mas o que cada cor significa? Então fui pesquisar e trago agora um breve resumo dos significados das cores contantes lá no “Cores para o Reveillon”.  

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual, força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima.
O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.

O laranja é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. (Oba minha cor!!!!)
Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
O Laranja é também a cor da comunicação (!!!!), do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que crêem que tudo é possível (\o/). Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite.

O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.
O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.
O amarelo desperta novas esperanças para quem está em busca da cura. Contribui com vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espirituosidade. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. O amarelo simboliza criatividade, idéias, conhecimento, alegria, juventude.
É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. Gera a impressão de calor e por isso é recomendado para climas frios.
O amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.


O verde significa vigor, frescor, esperança e calma.
O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação.
O verde é uma cor sempre indiferente e calma, que não se dirige para nenhuma direção, nem encerra qualquer elemento de alegria, tristeza ou paixão.


O azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescor.
O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O azul claro provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente combinado com o branco.


A cor azul royal ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade.
O azul royal favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicado para acalmas a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos.


O lilás significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.
O lilás representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual.

O marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, à estabilidade, à resistência e simplicidade.
O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra.
Marrom emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, e portanto estamos acostumados a associà-lo conforto que buscamos frete ao frio.


O rosa é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.
O rosa significa romance, sensualidade e beleza feminina. Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. Expressa empatia e o companheirismo.
Transmite fragilidade e delicadeza, sugerindo feminilidade e afeição.

As informações são do site:
Lá você encontra informações mais detalhadas e outras cores!!!!


E Viva 2012!!!!





4 comentários:

  1. A minha preferida é a verde!!! Adoro!!
    http://aventurasdatalitanacozinha.blogspot.com/2011/09/apresento-lhes-minha-linda-e-breguinha.html

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Jesuissss, preferida é forma de falar, né?? Você pelo jeito é LOUCA por verde! rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. vdd Cris, sou alucinada!! meu marido é mto fofo, mesmo sendo corinthiano deixou pintar a cozinha de verde!! kk mas preciso para com esse treco de verde...enjoa né? rsrs

    ResponderExcluir
  4. rs Olha, como corinthiana imagino como seu marido sofreu ao ver aquele verde todo...kkkk. mas quando você enjoar escolhe outra cor e manda bala!!! bj

    ResponderExcluir