segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Higienização de alimentos

Uma recente pesquisa da ANVISA revelou que os níveis de agrotóxicos nos alimentos, em todo o país, estão acima do recomendado. E o pior: em mais de 24% dos casos, o agrotóxico não têm uso autorizado no Brasil!!! 
Mais de 90% das amostras de pimentão analisadas pela Anvisa apresentaram contaminação. No caso do morango e do pepino o porcentual de amostras irregulares foi de 63% e 58% respectivamente. 
Alface, cenoura, batata, abacaxi, couve e mamão foram os outros alimentos que apresentaram algum nível de contaminação por agrotóxicos. 




Então fiquei pensando: ou não comemos mais esses alimentos em casa ou preciso descobrir como higienizar frutas, verduras e legumes de forma segura. 
Então vai a dica: 
Antes de consumir qualquer produto que venha da terra é preciso lavá-lo bem em água corrente e depois deixar de molho em uma solução formada por 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária (a mesma que usamos para a limpeza da casa e de roupas!). Os alimentos devem ficar de molho por cerca de 20 minutos. Depois volta-se a lavá-los em água corrente e pronto! 
É preciso higienizar os alimentos inteiros, com casca, talos, folhas e afins. 


Alimentos orgânicos, certificados, estão 100% livres de agrotóxicos. Então dispensam essa higienização. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário